JORGE PINA

Na Rúbrica de hoje, falamos do Grande Atleta Jorge Pina, não apenas pela sua conquista na maratona de Londres, onde foi medalhado com o bronze e conseguiu o apuramento direto para os Jogos Paralímpicos, mas também pela particular pessoa que ele é fora da pista de atletismo.

Podemos afirmar, com toda a certeza, que o Jorge Pina é um verdadeiro lutador não apenas no campo desportivo, mas também no campo pessoal.
Para quem não conhece a sua história de vida, Jorge era um pugilista, chegando a alcançar o título de campeão nacional e, quando se preparava para o campeonato do mundo, o atleta teve problemas de saúde, perdendo 90% da visão.

Como lutador que era em campo, Pina não baixou os braços perante as adversidades da vida e iniciou‑se em 2006 no atletismo.
Por si só, esta já seria uma história fantástica, mas o lutador, na vida e no campo de jogo, conseguiu alcançar a participação nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2008, nos de Londres 2012 e agora, aos 40 anos de idade, foi apurado diretamente para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro de 2016.

Estes resultados desportivos são feitos incríveis, apenas alcançáveis com uma grande demonstração de valores, como a superação, a excelência, a força de vontade, o sacrifício, a disciplina e muita perseverança.

Para além desta admirável história, que alude a feitos e resultados conquistados, existem ainda dois aspectos que devemos focar e são indissociáveis do seu carácter. O primeiro aspeto a ter em consideração, prende‑se com  o facto de o atleta ter adquirido e desenvolvido estes valores durante o processo, ou seja, no decorrer de muitas horas de trabalho diárias e não num único momento ou no resultado da prova final.
O segundo aspeto, que talvez seja o mais importante, diz respeito à sua luta e aos seus feitos na sociedade civil. Pina distingue‑se também pelo seu trabalho social, através da sua associação, que trabalha com jovens, promovendo valores, inclusão, o bem‑estar psíquico e social através de práticas desportivas e de atividades lúdicas.

Jorge Pina é ainda embaixador do PNED e participa em diversas atividades, enriquecendo‑as com a sua mensagem pessoal, em escolas, colóquios e em estabelecimentos prisionais, levando a todos uma palavra inspiradora.

A reflexão que aqui pretendemos salientar tem que ver com a transversalidade dos valores no desporto e na vida.

Escreva a(s) palavra(s) que pretende pesquisar e pressione "enter"

X