SEGREDOS DA LEI DA VANTAGEM

Diz que é lei… mas não é.

A chamada “lei da vantagem” é apenas uma das muitas premissas previstas na Lei 12, que fala sobre faltas e incorreções.

Baseia-se na ideia que o árbitro deve abster-se de punir uma infração se a bola seguir para a equipa lesada em situação vantajosa.

Não se trata apenas de mera posse de bola. Trata-se de permitir que o jogo prossiga se isso for mais benéfico para a equipa que sofreu a infração… ou de o interromper e sancionar a infração, se não for.

Para aplicar de forma sensata e equilibrada a lei da vantagem, o árbitro deve ter em consideração as seguintes circunstâncias:

1) A gravidade da infração:

Se a infração implicar uma expulsão (ou segundo amarelo), o árbitro deve interromper o jogo de imediato e expulsar o jogador, a menos que exista uma iminente oportunidade de marcar um golo;

2) O local em que a infração foi cometida:

Quanto mais próximo da baliza adversária, mais a vantagem poderá ser proveitosa. Quanto mais recuada no terreno, maior perigo da equipa perder a posse de bola em zona defensiva (mais vale assinalar a falta);

3) A oportunidade imediata de um ataque perigoso contra a baliza adversária:

A bola foi para a frente? Há vários jogadores capazes de prosseguir a jogada sem perderem a bola? A equipa fica em vantagem se o jogo não for interrompido?

4) O ambiente em que o jogo decorre:

O jogo está quente? A continuação da jogada pode ser um “convite” à violência ou favorece claramente a equipa que sofreu a falta? Ou assinalar a infração, interrompendo a partida, não será a opção mais sensata, face à impetuosidade dos jogadores?

Tudo isto deve ser equacionado. Deixar jogar é um ato de coragem que implica bom senso e lucidez. Perfeita leitura de jogo.

Também é preciso ter em conta que, nos dias de hoje, as equipas têm excelentes executantes de bolas paradas e muitas vezes preferem o pontapé livre junto à área (sobretudo em zona frontal) do que uma posse de bola, ainda que em zona atacante e privilegiada.

O segredo de um bom árbitro é saber ler todos estes sinais e agir em função do que for melhor, em cada momento.

Escreva a(s) palavra(s) que pretende pesquisar e pressione "enter"

X