O apito é a ferramenta sonora que o árbitro tem ao dispor para informar os jogadores (e demais interessados) de algumas suas decisões técnicas. Serve também para indicar o início de alguns recomeços de jogo.
No início, os jogos decorriam sem apito.
Primeiro eram os capitães que decidiam como aplicar as regras mas depois isso tornou-se insuficiente e surgiu a figura do árbitro (desde logo mal conotada, porque era aquele que tinha o dever de aplicar a lei, tirando o prazer e a liberdade ao jogo e jogadores). Era o desmancha prazeres.
Quando o futebol cresceu e os estádios começaram a encher, os gritos do árbitro para parar o jogo deixaram de se ouvir.
É aí que surge o apito. Da mesma maneira que os bombeiros têm uma sirene, a igreja um sino e as portas uma campainha… também o futebol precisava de um sinal sonoro que alterasse as pessoas sobre as decisões do tal juiz mal-amado.
Diz a lei que o apito é sempre necessário para assinalar:
1. O pontapé de saída (1ª e 2ª partes do tempo regulamentar e prolongamento) ou o recomeço de jogo, após um golo.
2. Uma interrupção de jogo para:
– Um pontapé-livre ou um pontapé de penálti;
– Suspender ou dar o jogo por terminado;
– Terminar um dos períodos de jogo por ter esgotado o tempo;
3. Um recomeço de jogo nos:
– Pontapés-livres, desde que a barreira esteja colocada à distância regulamentar (e apenas nesses);
– Pontapés de penálti;
– O recomeço do jogo depois de uma interrupção para exibir um cartão amarelo ou vermelho, após uma paragem por lesão ou após uma substituição.
Por outro lado, o uso do apito NÃO é necessário para assinalar:
1. A interrupção do jogo para um evidente pontapé de baliza, pontapé de canto, lançamento lateral ou obtenção de um golo;
2. O recomeço do jogo depois da:
– Maior parte dos pontapés-livres (sem barreira defensiva), pontapés de baliza, pontapés de canto, lançamentos laterais e lançamentos de bola ao solo.
Diz a experiência que o uso frequente e desnecessário do apito enfraquece o seu impacto quando é realmente necessário.
Se o árbitro pretende que o(s) jogador(es) espere(m) pelo apito antes de recomeçar(em) o jogo (por exemplo, enquanto se assegura que os jogadores defensores estão a 9,15 m num pontapé-livre), deve anunciar claramente ao(s) jogador(es) atacante(s) que o jogo não recomeça enquanto ele não apitar (dizendo -lhes isso e apontando publicamente para o apito).
Se o árbitro apitar por engano e o jogo for interrompido… recomeçará com um lançamento da bola ao solo.
Foto: UEFA.com