O que dizem agora as Leis de Jogo sobre os locais e funções exercidos em matéria de vídeo-tecnologia:
– Nos jogos que tenham VAR (em Portugal, na Liga NOS e pontualmente noutras competições) tem que existir uma “Sala de Vídeo Arbitragem” (em inglês, Video Operation Room – VOR) e, no mínimo, uma “Área de Revisão do Árbitro”(Referee Review Area – RRA).
1. Sala de Vídeo Arbitragem – VOR
É o local onde o videoárbitro (VAR), o assistente de videoárbitro (AVAR) e o operador de imagem (RO) desempenham as respetivas funções.
São três os elementos que cooperam, neste âmbito, em cada jogo.
A “Sala” pode estar situada no interior/ proximidade de um estádio (por exemplo, numa carrinha exterior, como agora acontece nos jogos da Liga dos Campeões) ou num local mais distante (como acontece, por exemplo, com os jogos da Liga Portuguesa: a “Sala” está sediada nas instalações da Cidade do Futebol, Sede da FPF, em Queijas, Oeiras).
Somente as pessoas autorizadas têm permissão para entrar na Sala (VOR) ou comunicar com o VAR, AVAR e o RO durante o jogo.
São poucas e têm que estar previamente identificadas.
Infrações
– Um jogador, suplente ou jogador substituído que entre na Sala (quando esta estiver perto do relvado), será expulso da partida.
– Se essa infração for praticada por um qualquer elemento oficial das equipas, será expulso da área técnica.
2. Área de Revisão do Árbitro (em inglês, Referee Review Area – RRA)
Nos jogos com a utilização de VARs deve existir, no mínimo, uma “Área de Revisão” que permita ao árbitro realizar a revisão, in loco, de determinado lance.
A lei chama essa operacão de “Revisão em Campo” (On-Field Review – OFR).
Essa área deve estar situada num local visível, mas no exterior do terreno de jogo.
Deve também estar claramente delimitada.
Infrações
Um jogador, suplente ou jogador substituído que invada a RRA, será advertido (vê o cartão amarelo).
Se essa infração for praticada por um elemento oficial, receberá um aviso público (e passará a ser advertido, quando for permitido exibir cartões amarelos a elementos oficiais).