EXCELENTE NOTÍCIA SOBRE O VAR

David Elleray, diretor técnico do International Board (IFAB), criador e maior especialista em matéria de vídeo-arbitragem, foi contratado pela Federação Portuguesa de Futebol como consultor para essa área.

O ex-árbitro internacional inglês – um dos mais reputados da história e atual membro do Comité de Arbitragem da UEFA -, tinha participado no primeiro estágio dos árbitros C1 (em Julho, no Luso), dando formação no que diz respeito ao VAR.

A partir do próximo mês de Janeiro, passará a acompanhar de perto a evolução desta tecnologia em Portugal.

David Elleray referiu que quer “perceber a forma como os procedimentos estão a funcionar e dar um feedback a grupos de árbitros e aos árbitros individualmente, no que diz respeito à aplicação do protocolo VAR”.

Elleray fez ainda um balanço francamente positivo do vídeo-árbitro em diversos países, incluindo Portugal, afirmando que “ainda há espaço para melhorar”.

“As pessoas esquecem-se que estamos na fase experimental. Foram cometidos alguns erros, mas a evolução tem sido excelente. Há muitos países que querem o VAR e isso mostra que está a correr bem. Temos bons relatórios a chegar de Portugal, mas claro que há melhorias que podem ser feitas porque estamos numa fase muito inicial”, acrescentou.

Os árbitros portugueses passarão a contar com o maior especialista mundial na matéria. O inglês é, aliás, o autor do atual protocolo e o responsável máximo por todas as alterações que este venha a sofrer no futuro.

Um trunfo de peso, naquela que foi sem dúvida a melhor aquisição que a arbitragem portuguesa poderia fazer.

Créditos: FPF

Escreva a(s) palavra(s) que pretende pesquisar e pressione "enter"

X