O 4′ Árbitro
No meio de uma equipa cada vez maior – no relvado e à distância (VAR) – pode questionar-se sobre qual é, nos dias de hoje, a importância do 4′ Árbitro no futebol de alta competição.
As leis de jogo (a Lei 6) são claras na forma como resumem os seus deveres. Na prática, eles são responsáveis por:
1. Supervisionar todo o processo de substituição;
2. Verificar o equipamento de um jogador ou de um suplente;
3. Verificar o regresso de um jogador a seguir a um sinal de autorização por parte do árbitro (por exemplo, após sair por lesão ou para corrigir o equipamento);
4. Inspecionar a(s) bola(s) de substituição;
5. Indicar o tempo de jogo adicional mínimo que o árbitro pretende conceder no final de cada parte (incluindo prolongamento). Fá-lo através de um placard manual ou eletrónico;
6. Informar o árbitro de qualquer comportamento irresponsável por parte dos
ocupantes da área técnica;
– Além disso e apesar de não estar consagrado nas regras, deve também apoiar o árbitro em decisões (técnicas e disciplinares) que ocorram perto da sua zona de intervenção e sobre as quais tenha visão privilegiada.
Deve fazer o mesmo face a ocorrências graves que testemunhe e que o trio de arbitragem não presencie.
A sua colaboração é também necessária para anotar todas as incidências disciplinares da partida, garantindo assim que o árbitro não comete equívocos (por exemplo, exibir um segundo cartão amarelo e deixar o infrator em campo).
Deve ainda substituir qualquer elemento da equipa de arbitragem, que por motivo plausível, não tenha condições para continuar em funções.
A presença do 4′ Árbitro (colocado no exterior do terreno, em linha com a linha de meio-campo e entre os dois bancos técnicos) é, muitas vezes, dissuasora: inibe comportamentos grosseiros com a eficácia possível (que nem sempre é a desejável). No fundo, é a autoridade fora das quatro linhas.
No final do jogo, preenche um relatório e apoia o árbitro no preenchimento do seu. Ambos serão enviados à entidade que organiza a prova.
Parece irrelevante, mas é fundamental e faz toda a diferença.
Foto: luxsupreme.com