CARTA AOS PAPÁS

O Leganés, clube espanhol, enviou uma carta aos pais dos jogadores da formação, onde alerta para o seu comportamento enquanto espetadores dos jogos dos filhos.

«O comportamento de alguns pais contra os árbitros e treinadores é um problema enorme. Não falo apenas do Leganés, mas do futebol em geral. Há muito trabalho a fazer», referiu ao jornal AS Jorge Broto, responsável das camadas jovens do clube.

Emotiva, a carta apela aos valores desportivos e extradesportivos que devem ser transmitidos desde tenra idade.


Eis a carta na íntegra:

«Mamã, papá, o que está a acontecer?

Não sei como dizer-vos. Certamente pensam que o estão a fazer para o meu bem, mas não posso deixar de me sentir estranho, incomodado, mal.

Ofereceram-me a primeira bola estava ainda a aprender a andar. Ainda não tinha entrado para a escola e já me tinham inscrito no clube. Gosto de treinar durante a semana, de brincar com os meus companheiros e de jogar ao domingo como fazem as estrelas. Mas quando vão aos meus jogos… não sei. Já não é a mesma coisa.

Agora não me cumprimentam quando o jogo termina nem me convidam para comer algo. Vão para a bancada pensando que todos são inimigos, insultam árbitros, treinadores, jogadores, outros pais…

Porque mudaram?

Penso que estão a sofrer, mas não entendo. Dizem-me vezes sem conta que sou o melhor, que os outros não valem nada, que quem disser o contrário está enganado.

Esse treinador a quem chamaram inapto é meu amigo, foi ele que me ensinou a divertir em campo. O outro miúdo que entrou no meu lugar e que passaram a tarde a criticar porque “não serve nem para roupeiro” é da minha turma. Quando o vi na segunda-feira tive vergonha.

Não quero dececionar-vos.

Por vezes penso que não tenho qualidade suficiente, que não chegarei a ser profissional e a ganhar milhões, como pretendem. Vocês esgotam-me. Até já pensei deixar de jogar. Mas gosto tanto do futebol! Por favor, não me obriguem a dizer-vos para deixarem de vir ver os meus jogos.»

Papás mais emotivos… estamos entendidos?

 

Fonte: Jornal A BOLA

Escreva a(s) palavra(s) que pretende pesquisar e pressione "enter"

X