AGORA A VOSSA OPINIÃO

VAR – Sondagem de opinião.

Nunca é demais recordar: estamos na fase de testes do Projeto VAR.

São cerca de 2 anos, entre jogos offline (num primeiro momento não havia interferência na decisão) e online (os que decorrem agora, na nossa Primeira Liga, em que o videoárbitro pode intervir na decisão do árbitro).

Além de Portugal, também Itália e Alemanha (e Austrália, EUA, a própria FIFA, etc), aceitaram ser o tubo de ensaio deste modelo, que o Internacional Board criou no sentido de averiguar se esta tecnologia pode ou não ser implementada no futebol.

A decisão final deverá ser tomada já em Março. Caso seja aprovado, como se prevê, o VAR poderá estar presente no próximo Mundial da Rússia, em 2018.

Duas das críticas mais comuns feitas a este modelo inicial são o facto de ser demasiado restritivo (só há 4 situações de jogo que prevêem a video-intervenção) e apertado na linha definida (mesmo nesses casos, o VAR só intervêm se o erro inicial do árbitro for óbvio e evidente).

 

O próprio protocolo prevê que serão estes testes a definir se um e outro devem ser alterados (reduzidos ou ampliados).

1 – Acha que, no futuro, o modelo devia contemplar outras situações de jogo ou manter apenas aquelas quatro (a ideia foi restringir ao mais importante, para evitar demasiadas interrupções)?

2 – E acha que o critério para a intervenção do VAR devia ser tão apertado (apenas intervir caso o erro seja absolutamente claro) ou um pouco mais “largo”, ou seja, o VAR interviria sempre que um daqueles lance parecesse inicialmente mal decidido, aos olhos do adepto comum (nem que fosse para pedir ao árbitro que revisse o lance junto ao relvado)?

Escreva a(s) palavra(s) que pretende pesquisar e pressione "enter"

X